Filmes

A Estrela de Belém

Bo é um jovem asno que está cansado de ficar aprisionado em um estábulo, onde sempre anda em círculos para fazer com que o moinho funcione. Incentivado pelo pássaro Davi, seu melhor amigo, ele consegue escapar e, na fuga, se esconde em meio a uma festa de casamento. Ao término do evento, ele é encontrado pela recém-casada Maria, que carrega no ventre aquele que será conhecido como o filho de Deus. Animação dirigida por Timothy Reckart

Mãos Talentosas

O filme narra a história real do Dr Benjamin Carson, um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo. Cresceu em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas e seu temperamento inflamado. Sua trajetória descreve o papel vital que sua mãe, uma senhora analfabeta, mas muito inteligente que insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudou-o a expandir sua imaginação, sua inteligência e sua crença em si mesmo. Filme de 2009 dirigido por Thomas Carter .

O Primeiro da Classe

Recusando ser abatido por sua aflição, Brad Cohen, um americano que convive com a Síndrome de Tourette desde os 6 anos, promete se tornar um professor, superar a ignorância e o medo enquanto luta para que seu sonho se torne realidade. Um filme de Peter Werner, lançado em 2008.

Como Estrelas na Terra

O jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de compromisso, decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão. Mas, um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver. Filme indiano de 2007, dirigido por Aamir Khan e Amole Gupte.

Cores e Botas

O filme de Juliana Vicente (Brasil, 2010) aborda a questão da pressão estética ao retratar as agruras da protagonista para realizar seu sonho, numa época em que a Xuxa era a principal referência de beleza e de sucesso. "A Juliana é uma das mulheres brasileiras mais importantes de se acompanhar o trabalho, com uma trajetória extremamente engajada e tocante", ressalta Petra Costa, documentarista brasileira indicada ao Oscar.

Guerra de Canudos

Em 1893, a recém proclamada República se sentiu desafiada por uma comunidade humilde no sertão da Bahia e mandou nos anos seguintes vários destacamentos militares para destrui-la. Com José Wilker, Cláudia Abreu, Paulo Betti e Marieta Severo. Direção de Sérgio Rezende (Brasil, 1997).

Tempos Modernos

Filme clássico de Charlie Chaplin (1936), em que seu personagem "O Vagabundo" tenta sobreviver no moderno mundo industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, ao nazifascismo e ao imperialismo, bem como aos maus-tratos que os empregados recebem desde a Revolução Industrial.

O Carteiro e o Poeta

Baseado no romance Il Postino (1985), de Antonio Skármeta, o filme retrata o encontro entre o poeta Pablo Neruda, em exílio, com um homem pouco instruído que se torna seu carteiro. Aos poucos, a amizade se solidifica e vai surgindo uma troca de experiências e confidências. Além disso, o carteiro se revela um ouvinte interessado nas lembranças saudosas do Chile. Dirigido por Michael Radford (Bélgica, França, Itália, 1994).

A Hora da Estrela

Adaptação do romance homônimo de Clarice Lispector em que a protagonista Macabéa (Marcélia Cartaxo), nordestina, órfã de pai, mãe e da tia que a criou, vai para São Paulo em busca de uma vida melhor, mas acaba em uma pensão barata e descobre estar com tuberculose. Ao ser abandonada pelo namorado, consulta uma cartomante, vivida pela magnânima Fernanda Montenegro, que lhe fala de uma grande sorte, uma estrela! Será que as coisas finalmente vão melhorar para Macabéa? Direção de Suzana Amaral (Brasil, 1985)

Amélia

Ficção inspirada na última visita de Sarah Bernhardt ao Brasil, em 1905, dirigida por Ana Carolina (Brasil, 2000). A famosa atriz francesa veio ao país quatro vezes, as duas primeiras ainda durante o reinado de D. Pedro II. No filme, em crise, a atriz é influenciada por uma camareira brasileira, Amélia, interpretada por Marilia Pera, a apresentar a ópera “Tosca", de Puccini, no Rio de Janeiro. Na apresentação, acontece um desastre. A atriz realmente sofreu um acidente na ocasião, que afetou sua perna e acabou culminando, anos depois, em sua morte. 

Policarpo Quaresma, o Herói do Brasil

Policarpo é um patriota chauvinista; ele tenta encontrar soluções para os problemas brasileiros, utilizando apenas os recursos de seu próprio país. Seu temperamento visionário e idealista está por trás de suas ideias estranhas sobre como construir uma grande nação. Filme brasileiro de 1998 dirigido por Paulo Thiago, baseado na obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, 

Zuzu Angel

Nos anos negros da ditadura, Zuzu Angel era uma estilista de sucesso que conquistava o mundo com o seu talento, até que seu filho Stuart desapareceu nas mãos dos militares e foi torturado e morto. Filme biográfico brasileiro de 2006 dirigido por Sérgio Rezende.

O Homem que Viu o Infinito

A história de Srinivasa Ramanujan, matemático indiano que fez importantes contribuições para o mundo da matemática. Órfão de pai, sem dinheiro nem educação formal, ele tem obsessão permanente por fórmulas matemáticas que lhe chegam à mente naturalmente, como uma revelação divina. Ele inicia então uma correspondência que mudará sua vida, com um professor do renomado Trinity College, de Cambridge, na Inglaterra.  Filme de 2015 dirigido por Matt Brown.

A Revolução dos Bichos

Uma das muitas adaptações para o cinema do romance de George Orwell (1945) que conta a história de animais que se unem para tomar o poder das mãos dos humanos da fazenda onde vivem. Dirigido por John Stephenson (EUA, 1999).

O Jovem Karl Marx

Aos 26 anos, Karl Marx embarca para o exílio junto com sua esposa, Jenny. Na Paris de 1844, ele conhece Friedrich Engels, filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Entre a censura e a repressão, os tumultos e as repressões políticas, eles lideram o movimento operário em meio a era moderna. Filme de 2017 dirigido pelo haitiano Raoul Peck.

Com Amor, Van Gogh

Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin encontra uma carta escrita pelo pintor e enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Decidido a entregar ele mesmo a correspondência, Armand parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do artista falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou. Os diretores são o animador britânico Hugh Welchman e sua esposa, Dorota Kobiela, uma artista polonesa . Trabalharam com 125 artistas para pintar os 65.000 quadros individuais do filme, inspirados em cada sequência por pinturas específicas de Van Gogh. 

Metrópolis

Nesse clássico de de Fritz Lang (Alemanha, 1927), uma ficção científica do cinema mudo, a ação se passa no ano de 2026, quando a população mundial se divide em duas classes: a elite dominante e a classe operária. Destinados a viver em um submundo totalmente dominado por máquinas, os trabalhadores têm como líder Maria, uma mulher que acaba cativando o coração do filho do criador da Metrópolis. 

Encouraçado Potemkin

Considerado um dos mais importantes filmes da história do cinema mudo, dirigido por  Sergei Eisenstein (Rússia, 1925), conta a história do navio russo Prince Potemkin que foi palco de uma revolta em 1905, um prenúncio da Revolução Russa de 1917. Na Rússia czarista, marinheiros de um navio de guerra cansados de maltratos se recusam a comer carne estragada, servida com o aval do médico de bordo. A execução dos insubordinados é ordenada pelos oficiais do navio, o que só aumenta a tensão até a situação sair completamente de controle  

A Sorridente Madame Beudet

Madame Beudet (Germaine Dermoz) é uma dona de casa entediada e presa em um casamento sem amor, até que decide por fim ao sofrimento. É considerado um dos primeiros filmes feministas da história. Direção de Germaine Dulac (França, 1923) .

As Consequências do Feminismo

Em uma sátira, a diretora Alice Guy Blache mostra, nesta produção francesa de 1906, homens cuidando de casa e dos filhos e mulheres saindo para trabalhar e bebendo no bar. Isso no começo do século passado. Imagine o escândalo!

O Violinista que Veio do Mar

Após uma tempestade, um misterioso rapaz polonês aparece na praia em frente à casa de duas irmãs solteironas. Elas cuidam de seu tornozelo quebrado e descobrem que se trata de um ótimo violinista. Inevitavelmente se apaixonam e começam a disputá-lo. Direção de Charles Dance (Inglaterra, 2004).